Olá a todos

Seja BEM-VINDO

Este meu novo espaço que em 6 de Abril de 2011, se abriu a todos, não é "mais um", mas sim, um novo espaço onde todos poderão dar o seu contributo da forma que melhor entenderem. Todas as participações, sugestões e comentários serão bem acolhidos.

Com a regularidade que me for possível irei alimentar este meu espaço com o que de melhor tenho feito em termos de modelismo estático na escala 1/43.

Posto isto, só me resta dar as BOAS-VINDAS a todos quantos me visitarem, e fazer com que este espaço seja um dos "cantinhos" de partilha e amizade.

Um Abraço
SMILEY

domingo, 30 de agosto de 2015

Modelos "nacionais" recentemente terminados (76)

Olá a todos

Mais um modelo nacional representativo do nosso panorama desportivo de velocidade da década de 80, cuja presença regular nas provas era alvo de grande admiração e curiosidade, não pelos resultados obtidos, que eram escassos, mas essencialmente pela espectacularidade do carro, o conhecido De Tomaso Pantera GTS de Tino (Celestino) Pereira, que desde os tempos do seu patrocínio da VARIG até aos da CANDY nos deliciou em todas as provas em que participou.
Para a construção deste modelo, tive como base um Die-Cast da Altaya, cujas linhas gerais me parecem bem conseguidas e correctas,  bem como alguns detalhes interessantes.
O trabalho consistiu na desmontagem total do modelo, prepará-lo para a aplicação de Massa “Putty” para moldar os alargamentos dos guarda-lamas, construção do novo spoiler frontal com as respectivas entradas de ar, colocação de uma aleta horizontal no capot do motor,construção de umas "orelhas" para as entradas de ar laterais, bocal de reabastecimento, torres de fixação dos retrovisores, reajuste de alguns elementos na traseira.
Como facilmente entenderão, após muito trabalho de lixa, lima e Dremel para obter o formato exacto dos alargamentos das rodas, assim como do novo spoiler frontal, o modelo passou para a fase de primário para apurar a existência ou não de irregularidades que tivessem de ser corrigidas. Após esta fase, entrei na pintura final, em duas partes distintas, a pintura base em azul e depois a de vermelho.
Com os tempos devidos de secagem entre a aplicação das duas cores, passou por um longo período de secagem final ( 1 semana). Só a partir daí é que entrei no processo do detalhe e decoração propriamente dita.
Ao nível do interior, teve de ser totalmente reconvertido da uma versão estradal para uma versão de competição, pelo que foi despojado de todo o recheio original para dar lugar a um verdadeiro cockpit de competição. Desde o repavimento do fundo do cockpit à construção de um Roll-bar integral,  a instalação de alguma cablagem, extintor e por fim uma nova backet , ficou por fim concluído o interior do De Tomaso.
Como complemento, foram montadas uma novas rodas com jantes BBS em fotoincisão e pneus em borracha.

Em suma, acho que o resultado final do modelo é bom e vai enriquecer o lote dos meus “nacionais” de velocidade.

DE TOMASO PANTERA GTS
Piloto: Celestino Pereira
Prova: Circuito de Vila do Conde 1982
Base de trabalho: Die-Cast Altaya
Decalques: Home-made

O CARRO A REPRODUZIR

A BASE DE TRABALHO

O INTERIOR


O MODELO FINAL












Espero que tenha sido do v/ agrado.

Um abraço
SMILEY