Olá a todos

Seja BEM-VINDO

Este meu novo espaço que em 6 de Abril de 2011, se abriu a todos, não é "mais um", mas sim, um novo espaço onde todos poderão dar o seu contributo da forma que melhor entenderem. Todas as participações, sugestões e comentários serão bem acolhidos.

Com a regularidade que me for possível irei alimentar este meu espaço com o que de melhor tenho feito em termos de modelismo estático na escala 1/43.

Posto isto, só me resta dar as BOAS-VINDAS a todos quantos me visitarem, e fazer com que este espaço seja um dos "cantinhos" de partilha e amizade.

Um Abraço
SMILEY

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Melhoramento de um Die-Cast - VW Carocha 1970

Olá a todos

Não sendo a primeira vez que o faço, o modelo que hoje vos mostro, não é mais do que uma pequena descompressão de trabalhos mais “árduos”.

Ao  fazer a procura de um modelo na minha caixa de “monos”, entre vários, houve um que me despertou logo a curiosidade, era simplesmente um VW Carocha, todo lindinho, adquirido já há alguns anos, vai daí, saltou logo da caixa para a minha bancada.

Depois de abrir o modelo e de fazer uma análise mais profunda, constatei que ao nível de pintura estava bom, apesar de algumas falhas quase imperceptíveis em algumas arestas.
Foi  então que decidi submeter este modelo a um processo de melhoramento, apenas e só.
A intervenção  sem  ser muito profunda, acho que contribuiu para o aspecto geral do modelo ficasse mais agradável, sem entrar nas habituais versões tunning"que se vêm em alguns destes carros.

O melhoramento consistiu em:

CARROÇERIA;
- Repintura dos frisos metalizados.
- Aplicação de um decalque a simular as borrachas nas uniões dos guarda-lamas.
- Aplicação de um decalque junto ao para-brisas simulando uma grelha de refrigeração.
- Aplicação de um decalque junto aos vidros laterais traseiros, simulando um respiro.
- Colocação de um fecho no capot da frente e no de trás.
- Colocação de um friso metálico em ambos os estribos.
- Aplicação de verniz matte nas borrachas dos pára-choques.
- Montagem de novas escovas em fotoincisão
- Montagem de novas saídas de escape
- Montagem de novas rodas, jantes e pneus ligeiramente mais largos.


INTERIOR;
- Repintura geral.
- Substituição dos bancos originais por uns mais modernos.
- Substituição do volante original por um novo (da Porsche)
- Abertura do vidro do lado do condutor.

MODELO BASE - Altaya

ALGUNS ELEMENTOS QUE FORAM MELHORADOS
O interior for repintado e substituídos os bancos da frente
por outros mais modernos.

O tablier não sofreu qualquer intervenção,
apenas foi mudado o volante original por um novo da Porsche.

O MODELO FINALIZADO








E é tudo, por agora.
Espero que tenham gostado.

Um abraço
SMILEY



quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Modelos "Nacionais" recentemente terminados (68)

Olá a todos
Como primeiro modelo do ano, não podia ter tido melhor escolha como a que vão poder ver neste Post.

Assim, a ideia de construir este modelo começou com um leilão que estava a decorrer no Facebook, pelo que fiz o que me foi possível para o conseguir, o que felizmente veio a acontecer por um preço totalmente diferente do que era praticado na altura em que estava no circuito comercial, como poderão ver na primeira foto.
Uma vez que tenho uma certa preferência por modelos "nacionais",este tinha forçosamente que integrar a minha colecção.
Este modelo para mim além de ter sido aliciante, fez-me regressar aos meus tempos de iniciação no modelismo, ou seja, a 1980. Isto porque na altura muitas das bases que usei, além da conhecida Luso-Toys, Heller, Solido, etc.,etc.havia uma marca nacional que na época (década de 70) já era uma referência em termos de modelos artesanais em resina, a famosa e já extinta "3J".
Devido ao facto do modelo ser algo rudimentar e pobre em componentes, obrigou-me a uma boa dose de trabalho extra no que concerne à construção de novas peças e ao reajuste de outras, tal como poderão constatar nas fotos abaixo.

PORSCHE AURORA SPYDER 2.0
Prova: Circuito de Vila do Conde 1975
Piloto: Robert Giannone
Base de trabalho: Kit 3J (resina)
Decalques: Homemade


O CARRO A REPRODUZIR

O KIT UTILIZADO NA CONSTRUÇÃO

A PREPARAÇÃO DO MODELO

Eliminação de algumas imperfeições e levemente lixado
para retirar a goma exterior da resina.
O passo seguinte será uma 1ª. demão de primário para "apurar"
algumas imperfeições que ainda sejam necessárias eliminar.


A parte da traseira também irá ser alvo de algum trabalho de reformulação.
Mais concretamente as saídas de ar e as aletas verticais internas
onde vai encaixar o motor.

Esquema das alterações que vão ser efectuadas na traseira de acordo com a traseira original do carro.

Foto esclarecedora da traseira.
(A foto não é representativa do modelo em construção mais sim da versão anterior)

A traseira já tem algumas rectificações iniciadas, havendo ainda que corrigir
as alturas das aberturas centrais.
Devido à irregularidade da espessura das grelhas de ventilação,
as mesmas já estão corrigidas,falta apenas acertar os limites.

A zona de habitáculo é muito exígua para trabalhar em virtude do modelo ser integral,
isto é, o fundo não é amovível, pelo que alguns dos elementos que irão ser manufacturados
terão de ser colados nos respectivos locais com algumas paciência e precisão.

Para o habitáculo, que vem totalmente despido de detalhes, e em virtude
da parede vertical por trás das costas do piloto estar mesmo na vertical,
tive de construir um novo painel que será montado no devido lugar e com uma nova inclinação.
Já revestido com película de alumínio e com os rebites gravados. 

O arco central do roll-bar também foi susbtituido por um novo.
Já está montado, falta apenas dar-lhe lixa para eliminar excessos e pintar de alumínio.

Ainda no cockpit, fiz o túnel central onde está a manete da caixa de velocidades, 
que posteriormente será colado no respectivo lugar.

Uma vez que o modelo vinha desprovido de quaisquer detalhes, construí uma "pedaleira"
para ser colocada no respectivo local apesar de não ficar visível.

Como o modelo apenas trazia o volante, fiz um painel de instrumentos
onde está já acoplado o volante.

O retrovisor também já está reajustado.
Eliminei o tubo de fixação e montei um mais fino.

O resultado conseguido com a utilização da backet original
que acompanhava o kit não me agradou, pelo que construí uma nova,
redimensionada e com os cintos em tecido.

Na pequena secção do motor e caixa de velocidade que é visível depois de montado,
eliminei as saídas de escape originais, abrir uns pequenos orifícios
onde irão entrar as novas saídas de escape.

O motor já levou um ligeiro "wash" e as novas saídas de escape já estão montadas.

Uma vez que as rodas que acompanhavam o kit estavam demasiadamente
danificadas nos braços das jantes, e como eu ainda possuía em stock
 um conjunto igual, também da "3J",e em melhor estado,decidi aproveitá-las.
No entanto e para tornar o conjunto um pouco mais realista, decidi abri-las como acontece nas do carro original.

Como se pode ver, apesar de serem as jantes que recuperei, também aqui e apesar de serem uma única peça pneu+jante, moldados integralmente,
a qualidade final melhorou um pouco.

Devido aos 3 elementos que compõem o aileron serem muito rudimentares,
construí uns novos com recurso a acetato rigído de 0,75mm.
O resultado parece-me ser muito mais aceitável.

Entretanto, ao rever algumas fotos da documentação, constatei que as derivas verticais do aileron tinham umas pequenas pestanas na base para servirem de fixação à carroçaria.

As derivas já com as pestanas coladas.

 A carroçaria depois de ter o primário, levou a pintura base de branco acrílico.


Aqui já com a decoração base pintada.
Os painéis laterais tem uma aplicação em alumínio, tal como no carro original.




O MODELO FINALIZADO.











Espero que tenha sido do v/ agrado.

Um abraço
SMILEY