Olá a todos

Seja BEM-VINDO

Este meu novo espaço que em 6 de Abril de 2011, se abriu a todos, não é "mais um", mas sim, um novo espaço onde todos poderão dar o seu contributo da forma que melhor entenderem. Todas as participações, sugestões e comentários serão bem acolhidos.

Com a regularidade que me for possível irei alimentar este meu espaço com o que de melhor tenho feito em termos de modelismo estático na escala 1/43.

Posto isto, só me resta dar as BOAS-VINDAS a todos quantos me visitarem, e fazer com que este espaço seja um dos "cantinhos" de partilha e amizade.

Um Abraço
SMILEY

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Modelos "Nacionais" recentemente terminados (35)

Olá a todos

O modelo que hoje vos mostro, é mais um dos que constam da minha agenda de “reconstruções” que tenho vindo a executar.
Trata-se do famoso GRD S73 sport 2 litros, de Ernesto Neves, que tive a oportunidade de o construir nos primeiros anos da minha iniciação no modelismo, nos primeiros anos da década de 80.
Aqui, está reconstruido com base no kit inicial da famosa e saudosa marca nacional, 3J. Como muitos devem saber, este modelo consegue reproduzir com alguma fidelidade as linhas gerais do carro original, havendo no entanto algumas lacunas que precisaram de ser melhoradas. A sua concepção integral, em resina não facilita muito o trabalho ao nível do habitáculo, pelo que é necessária alguma “ginástica manual” para se conseguir algo de minimamente razoável, pelo que foram feitas novas peças para substituirem as originais tais como o painel de instrumentos, banco do piloto, cintos, novo retrovisor assim como um novo roll-bar. Foi eliminada a entrada de ar para o motor no capot trazeiro, elemento este que não constava no carro na prova em questão.Também a aleta horizontal do aileron foi alvo de um ligeiro desbaste na sua espessura e foram montados os suportes de fixação e orientação aerodinâmica. Já na secção trazeira, as grelhas de refrigeração estavam mal moldadas e foi necessário reformulá-las um pouco de modo a ficaram mais perfeitas Quanto à parte visível do motor (!!!?), não mereceu um grande trabalho de pormenor, apenas umas novas saídas de escape e novos farolins de stop, desta forma mantive ainda um pouco a raiz do modelo original. Devo referir que o modelo vinha com o conjunto jantes/pneus também em resina, pelo que tive de eliminar o pneu, ficando apenas com as jantes que por sua vez foram montadas em pneus de borracha. Tudo isto, depois de “desfeito” o modelo original, sendo decapado e pintado de novo, agora com mais rigor, bem como a confecção de novos decalques relactivos à prova de Vila Real. Como nota suplementar, posso adiantar-vos que este carro irá voltar de novo este ano às nossas pistas, embora um pouco aligeirado em relação ao carro original.


GRD S 73-Sport 2 L.
Piloto: Ernesto Neves
Prova Circuito de Vila Real 1973
Base de trabalho: Kit 3J (resina)

 O CARRO REPRODUZIDO

 A VERSÃO ANTERIOR

 A RECONSTRUÇÃO ACTUAL









Espero que tenha sido do v/ agrado
Um Abraço
SMILEY